Ana Ferreira 

Sempre mergulhei fundo em meus sentires, em minhas escolhas, em meus desejos e em meus sonhos. Muitas vezes vou a lugares profundos que desconheço e lá descubro algo sobre o mundo, sobre mim, ou desaprendo para aprender de novo. Intensa, às vezes penso que sou do oceano, com águas escuras e profundas que guarda seus mistérios, origem de todas as criações da matéria aqui na Terra.

Sou é do ser-tão, que já foi oceano e um dia pode voltar a ser novamente, como diz aquela música. Dia desses fiquei sabendo que o pH do líquido amniótico é o mesmo que do oceano profundo, lá em sua origem e o mesmo da lágrima que sai dos nossos olhos. Então entendi que o mar está em todos os lugares e dentro de nós, é só chorar que ele vem para limpar tudo. O mar é o ser-tão aqui no elemento terra, lugar propício a semear, criar raízes e a colher os frutos.

Quando me conecto com a terra, entendo em que lugar estou hoje. Entendo de MiM, mulher entre montanhas e com olhos cheio de mar. Lembro da menina que amava criar imagens na mente e ainda ama. Vivo de ouvir, ver e contar histórias. A infância no interior me possibilitou o contato com contos repassados oralmente, enfeitados de fantasias e explicações mágicas sobre os acontecimentos que, ali, despertavam curiosidade.

As tardes com meu avô eram esperadas com animação, pois era o momento em que criava imagens para cada estória que, sentado na varanda e com as mãos entrelaçadas no colo, ele narrava com brio. Ou quando as mulheres da família se reuniam em janeiro para festejar a colheita do milho e cozinhar, com mãos quentes, todos os quitutes, amarelos e verdes, visualmente deliciosos e que curavam pelo afeto.

O tempo passou e decidi estudar Comunicação Social com o desejo de ser jornalista e escritora, mas acabei abrindo os caminhos para as imagens, que me encantaram. Mais que isso, me reencontrei com as imagens, que já estavam por aqui desde a infância. Hoje, é por meio delas que compartilho meu olhar para o mundo e registro as histórias, cores e cheiros das personagens que passam pelo meu caminho e constroem comigo novas possibilidades de mundos.

 

  • Preto Ícone Spotify
  • Preto Ícone Instagram